sábado, 21 de fevereiro de 2015

MAMAN BRIGITTE

Maman Brigitte surpreendentemente para um loa Vodu, é de origem britânica, descendente de Brigid / St. Brigit, a "deusa tripla" Celta da poesia, arte da ourivesaria, e cura. Ela deve ter vindo para o Haiti nos corações dos servos escoceses e irlandeses deportados independente. Há até mesmo uma música que cantamos em cerimônias que vai Maman Brijit, li soti nan anglete, Maman Brigitte, ela vem da Inglaterra ... "(acho que Brigid era mais Scottish do Inglês, mas no Haiti talvez de uma só vez a palavra anglete representadas todas as ilhas britânicas.)

Hoje em dia, Maman Brigitte é considerada a esposa de Baron, mestre do cemitério e chefe de todos os nossos antepassados falecidos, conhecidos como loa Ghede. O túmulo da primeira mulher enterrada em qualquer cemitério no Haiti é consagrada a Maman Brigitte, e é aí que sua cruz cerimonial é erguida. Ela, assim como Baron, é invocado para "ressuscitar os mortos", ou seja, para curar e salvar aqueles que estão no ponto de morte por doença causada por magia. Aqui está uma canção muito famosa sobre Maman Brigitte cantada em cerimônias Vodou:

(Crioulo haitiano)
Mesye la kwa Avanse pou l nós yo!
Maman Brigitte malad, sou li kouche fazer,
Pawol anpil pa leve le mo (les morts, Fr.)
Mare tet OU, OU mare vant, égua ren UO
Yo prale nós ki jan yap conheci um jenou.

(Tradução)
Senhores da cruz (antepassados) antecedência para ela vê-los!
Maman Brigitte está doente, ela se deita de costas,
Muita conversa não vai ressuscitar os mortos,
Amarre sua cabeça, amarrar sua barriga, amarrar seus rins,
Eles vão ver como eles vão ficar de joelhos.
(Ou seja, amarrar sua barriga, para se preparar para o estresse do trabalho, vamos fazer as pessoas que fizeram isso feitiço descer em 'vossos lombos' ou joelhos para pedir perdão e receber sua punição.)

Maman Brigitte, como o resto da constelação Baron / Ghede, é um loa durão que usa um monte de obscenidades. Ela bebe rum misturado com pimenta quente, tão quente que uma pessoa não possuída por um loa nunca poderia beber. Ela também é conhecida a passar pimentas haitianas quentes na pele de seus órgãos genitais, e este é o teste a que as mulheres são submetidas quando eles são suspeitos de "fingimento" na incorporação. Ela dança de forma sexualmente sugestiva e extremamente artístico, e o virtuosismo de sua dança é lendária.

Maman Brigitte e Baron são a mãe e o pai que recuperam as almas dos mortos e os transforma-os em loa Ghede, retirando-os das águas místicas onde eles estavam sem conhecimento de sua própria identidade e nomeia-os.
Há uma canção melancólica sobre a condição das almas nas águas místicas, que também é cantada quando um iniciado está sendo preparado para o período de reclusão, a morte ritual, e renascimento do ciclo de iniciação:

(Crioulo haitiano)
Dlo Kwala manyan, nan peyi sa maman pa Konn petit li,
Nan peyi sa, fre pa Konn se li, dlo Kwala manyan.

(Tradução)
Manyan Kwala água (não palavras crioulas), naquele país uma mãe não
sabe de seu filho,
Nesse país irmão não sabe sua irmã, manyan Kwala água.


Fonte: meta-religion

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