Maman Brigitte surpreendentemente para um loa Vodu, é de origem
britânica, descendente de Brigid / St. Brigit, a "deusa tripla" Celta da
poesia, arte da ourivesaria, e cura. Ela deve ter vindo para o Haiti
nos corações dos servos escoceses e irlandeses deportados independente.
Há até mesmo uma música que cantamos em cerimônias que vai Maman Brijit,
li soti nan anglete, Maman Brigitte, ela vem da Inglaterra ... "(acho
que Brigid era mais Scottish do Inglês, mas no Haiti talvez de uma só
vez a palavra anglete representadas todas as ilhas britânicas.)
Hoje em dia, Maman Brigitte é considerada a esposa de Baron, mestre do
cemitério e chefe de todos os nossos antepassados falecidos, conhecidos
como loa Ghede. O túmulo da primeira mulher enterrada em qualquer
cemitério no Haiti é consagrada a Maman Brigitte, e é aí que sua cruz
cerimonial é erguida. Ela, assim como Baron, é invocado para
"ressuscitar os mortos", ou seja, para curar e salvar aqueles que estão
no ponto de morte por doença causada por magia. Aqui está uma canção
muito famosa sobre Maman Brigitte cantada em cerimônias Vodou:
Mesye la kwa Avanse pou l nós yo!
Maman Brigitte malad, sou li kouche fazer,
Pawol anpil pa leve le mo (les morts, Fr.)
Mare tet OU, OU mare vant, égua ren UO
Yo prale nós ki jan yap conheci um jenou.
(Tradução)
Senhores da cruz (antepassados) antecedência para ela vê-los!
Maman Brigitte está doente, ela se deita de costas,
Muita conversa não vai ressuscitar os mortos,
Amarre sua cabeça, amarrar sua barriga, amarrar seus rins,
Eles vão ver como eles vão ficar de joelhos.
(Ou seja, amarrar sua barriga, para se preparar para o estresse do
trabalho, vamos fazer as pessoas que fizeram isso feitiço descer em
'vossos lombos' ou joelhos para pedir perdão e receber sua punição.)
Maman Brigitte, como o resto da constelação Baron / Ghede, é um loa
durão que usa um monte de obscenidades. Ela bebe rum misturado com
pimenta quente, tão quente que uma pessoa não possuída por um loa nunca
poderia beber. Ela também é conhecida a passar pimentas haitianas
quentes na pele de seus órgãos genitais, e este é o teste a que as
mulheres são submetidas quando eles são suspeitos de "fingimento" na
incorporação. Ela dança de forma sexualmente sugestiva e extremamente
artístico, e o virtuosismo de sua dança é lendária.
Há uma canção melancólica sobre a condição das almas nas águas místicas,
que também é cantada quando um iniciado está sendo preparado para o
período de reclusão, a morte ritual, e renascimento do ciclo de
iniciação:
(Crioulo haitiano)
Dlo Kwala manyan, nan peyi sa maman pa Konn petit li,
Nan peyi sa, fre pa Konn se li, dlo Kwala manyan.
(Tradução)
Manyan Kwala água (não palavras crioulas), naquele país uma mãe não
sabe de seu filho,
Nesse país irmão não sabe sua irmã, manyan Kwala água.
Fonte: meta-religion
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